Temos a satisfação de oferecer ao público brasileiro o primeiro Guia de orientação para o diálogo católico-judaico no Brasil. Na qualidade de responsável pelo Setor de Ecumenismo e Diálogo Religioso na Comissão Episcopal da Pastoral da CNBB, sentimo-nos grato e esperançoso diante de tal iniciativa que vem corresponder a uma necessidade no campo das relações inter-religiosas.
Esta publicação é o resultado do trabalho conjunto dos membros da Comissão Nacional do Diálogo Religioso Católico-judaico que durante vários meses assumiu os diversos tópicos apresentados neste Guia. Cada capítulo mantém as características específicas de conteúdo e de estilo do respectivo autor ou redator, sem que houvesse a preocupação de reunir todas as contribuições sob uma única forma de redação. Não pode por isso o leitor estranhar certas diversidades e particularidades que se observam no tratamento dado a cada um dos temas. Todas as contribuições conservam o mesmo espírito que inspira o verdadeiro diálogo entre católicos e judeus, e passaram, antes de sua redação, pelo crivo das análises e das críticas de todos os membros da Comissão.
Colaboraram, da parte católica: Frei Leonardo Martin, Padre Humberto Porto, Padre Ilário Mazzarolo, Padre Joaquim Salvador, Padre Mário Colombo e as Irmãs Isabel Sampaio Wilken e Judite Paulina Mayer. Da parte judaica: Rabino Henry I. Sobel, Rabino Michael Leipziger e Sr. Hugo Schlesinger. Externamos nosso agradecimento, em nome da Igreja do Brasil, a estes dedicados e desinteressados promotores do diálogo católico-judaico.
A preocupação desta publicação foi fornecer condensadamente os subsídios básicos para o conhecimento do judaísmo e das questões ligadas ao diálogo da Igreja com os judeus. Não se trata de uma obra exaustiva, nem tem a pretensão de abordar questões teológicas que podem suscitar discussões entre os especialistas. O Guia oferece os elementos fundamentais para o trabalho a ser desenvolvido nas comunidades, deixando margem a ulteriores aprofundamentos, conforme as sugestões bibliográficas que são apresentadas no final.
Esperamos que esta publicação, lançada no 20° aniversário de "Nostra Aetate" do Concílio Ecumênico Vaticano II, contribua para o desenvolvimento das relações fraternas entre católicos e judeus em nossa pátria.
Brasília-DF, 30 de junho de 1986.
† Sinésio Bohn
Bispo Responsável da CNBB pelo Ecumenismo e Diálogo Religioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário